fbpx

Minhas fontes de pesquisa de genealogia judaica em Amsterdã

Como disse no post anterior em que falo de minhas pesquisas em Amsterdã, eu pretendia visitar a biblioteca, pesquisar no Arquivo Municipal de Amsterdã, mas graças à amabilidade organização e, principalmente, ao cuidado dos holandeses com seus documentos históricos, encontrei muita coisa online.
Em contato prévio com o Arquivo, me foram referenciadas fontes na internet onde encontrei registros de moradores judeus em atas, registros de casamento, falecimento, etc.

https://www.dutchjewry.org/

Os registros de casamento, de enterro, de habitantes e outros com nomes, datas, locais de origem, tudo o que eu buscava encontrei nesse site clicando em Amsterdam/Mokum!

Baixei os arquivos no formato de planilha e os organizei como queria buscando nomes no período abrangido pelo livro para que meus personagens tivessem sobrenomes e prenomes que realmente existiram e que viveram em Amsterdã.

Encontrei algum ancestral? Minha árvore genealógica, por enquanto, só chegou até meus trisavós aqui no Brasil no século 19. Para satisfazer, ao menos na ficção, minha vontade de encontrar esses ancestrais, usei os sobrenomes que existem na minha família: Lima, Leon, Dias, etc..

Uma coisa muito importante ao pesquisar os nomes dos judeus retornados é saber que os nomes foram sendo trocados. Assim, alguém que tinha um nome judeu antes da conversão forçada, adotava um sobrenome português e ao retornar ao judaísmo podia voltar ao nome de sua família original.

Imaginem a confusão para quem está pesquisando!

Felizmente, minha amiga Vibeke Olsen (vejam no post anterior) organizou esse banco de dados a partir dos arquivos indexados do Arquivo Municipal para facilitar nossas vidas, pesquisando não só o nome de família, mas os alias (nomes alternativos):

http://www.sephardicgen.com/databases/vazDiasSrchFrm.html

Outras preciosas fontes de pesquisa de genealogia sefardita:

http://www.avotaynu.com/csi/csi-result.html?page=original

http://www.sephardicgen.com/?fbclid=IwAR2gNHwW1WSG_5LR-jD6up6OoOs25a2TNfMsUR39owUR1y-EJT09XdQHHc8

http://www.sephardim.com/

Você tem outras? Conta aqui, compartilhe com a gente!

O próximo post será sobre o cotidiano e vida familiar de Catarina e dos judeus sefarditas de Amsterdam. Cadastre-se para receber emails e/ou siga a página no facebook: Katia Pessanha Escritora.

No Comments